A Britvic, empresa líder em refrigerantes de marca, continua a aumentar a sustentabilidade de suas embalagens graças aos Sleeves EcoFloat da CCL, que agora são ainda mais fáceis de classificar e reciclar.
Com 37 marcas muito queridas vendidas em mais de 100 países, a empresa vem intensificando seu design de embalagens há muitos anos: trabalhando para um mundo onde ótimas embalagens nunca se tornem resíduos.
A marca já redesenhou suas garrafas para economizar mais de 4.000 toneladas de plástico até agora e introduziu um mínimo de 30% de plástico reciclado na maioria de seu portfólio de garrafas plásticas, o próximo passo são os Sleeves. Quase todas as suas garrafas anteriormente usavam rótulos termoencolhíveis PET – que cobrem apenas metade da garrafa, como Lipton Ice Tea, ou mangas de corpo inteiro, como Drench. Trabalhando em parceria com a CCL, a Britvic agora transferiu todas as garrafas para um Sleeve parcial, reduzindo o volume de plástico necessário. Além disso, todos agora serão feitos de material de poliolefina de baixa densidade: EcoFloat da CCL, que torna o plástico mais fácil de classificar e reciclar.
As Sleeves EcoFloat são totalmente compatíveis com as tecnologias atuais de reciclagem de PET, principalmente o processo sink/float. Aqui o rótulo se desprende automaticamente da garrafa PET. A garrafa mais pesada afunda no fundo da bacia, enquanto o material da EcoFloat e as tampas mais leves flutuam para o topo – garantindo uma separação eficiente dos materiais. Isso leva a flocos de PET reciclados de alta qualidade que se qualificam para reutilização como embalagens de grau alimentício – fechando o ciclo das garrafas PET.
A baixa densidade dos materiais dos Sleeves de poliolefina também traz outros benefícios: são mais leves do que um material de manga PET comparável, ajudando a reduzir as emissões de carbono para transporte e em toda a cadeia de suprimentos.
Nesta fase de desenvolvimento, o material EcoFloat é menos transparente do que o material PET devido às suas propriedades flutuantes de baixa densidade. Este foi o principal desafio para a CCL quando a Britvic decidiu mudar de PET para material EcoFloat. Ambos os designs de rótulo, Lipton Ice Tea e Drench, têm áreas claras que fazem parte da aparência da embalagem. A CCL aceitou o desafio e trabalhou em vernizes alternativas para melhorar a clareza até encontrar uma solução satisfatória para o cliente, apoiando a Britvic em sua jornada contínua para aumentar a sustentabilidade e a reciclabilidade de suas embalagens e contribuir para uma economia circular.
Se você também deseja #IrAlém em Sustentabilidade com os Sleeves EcoFloat da CCL, converse com nossos Especialistas: falecom@cclindsa.com