Um supermercado convencional chega a ter aproximadamente 10 mil itens. Entre essa imensa variedade de produtos, o que faria o consumidor escolher o seu? Esse segue sendo um dos maiores desafios da indústria de bens de consumo.
Existem inúmeras razões pelas quais um consumidor opta por um produto, mas em geral, temos algo em comum: ser algo que lhe atenda às necessidades e desejos, além de ser funcional e diferenciado.
Hoje os consumidores prezam e buscam por produtos que lhes ofereçam algo além de sua função primária. E mais: que gere conexão e harmonia com seu perfil. Afinal, em meio a imensa variedade de ofertas, a escolha de um determinado produto diz muito sobre aquele que o compra. Segundo a PWC, 73% dos clientes concordam que a experiência ajuda a orientar sua decisão de compra.
Agora… Como desenvolver artifícios atrativos que gerem afinidade e efetivem a decisão de compra do consumidor?
Embalagens: O primeiro contato
As embalagens são responsáveis pelo primeiro contato com o cliente, ela é a embaixadora da marca no ponto de venda. E quando pensamos na jornada de decisão de compra é um fator de forte influência. Afinal, não há uma segunda chance para causar uma ótima primeira impressão, concorda?
Atualmente, estas possuem como fim, não apenas a preservação do produto, mas também como um importante elemento de marketing e venda, que faz toda a diferença antes mesmo da compra do produto. E também são responsáveis pela transmissão da identidade, imagem e valores da marca, que ao ser integrada ao incremento de inovações, gera destaque ao produto no respectivo segmento.
Desenvolver embalagens e rótulos diferenciados é fundamental. Assim como proporcionar experiências ao seu produto que gerem lembrança, mantendo a marca na mente do consumidor até mesmo depois do uso.
Uma embalagem pensada estrategicamente é um recado sutil de sofisticação e carinho que você passa ao seu consumidor! Quer um exemplo? Basta olhar a quantidade de vídeos de unboxing presentes nas mídias sociais – o momento de desembalar é uma experiência tão marcante, que ganhou até um nome específico.
Ou mais: quantas embalagens se tornaram tão memoráveis, que marcaram a infância e juventude de gerações? Como por exemplo aquele pote de requeijão que se torna um copo funcional, a lata de achocolatado decorada ou até mesmo o brinquedo na embalagem de salgadinho. Edições especiais, colecionáveis, decorativas ou somente com um belo design funcional: Sim! A embalagem é uma ferramenta poderosa na experiência de compra.
Experiências Frustrantes
Agora, qual é o impacto de uma experiência frustrante causada pela embalagem?
O copo que ficou grudento com resíduos de cola. A geladeira cheia de marcas ao retirar as etiquetas descartáveis. Uma embalagem de snack que deixa o produto comprometido quando não consumido por completo. Ou até mesmo um lacre ruim ou fácil demais de ser removido, abrindo a porta para fraudes!
Esses são exemplos de um mau começo na jornada do consumidor. E são inúmeros os relatos de frustrações! Pesquisas mostram que 81% dos consumidores já passaram por algo assim e 82% já se frustraram ao tentar remover etiquetas de um produto.
Ou seja, os clientes estão passando por experiências desagradáveis com as marcas logo no momento mais importante: o primeiro uso. Uma simples etiqueta impacta a imagem que o consumidor tem do produto, podendo até mesmo criar uma relação negativa com sua marca.
Afinal, com a dificuldade de remoção e vestígios grudentos, surgem também as inúmeras tentativas de solucionar o problema, com buchas, produtos, lâminas… Porém, se precisarmos exigir muito da criatividade do cliente, pode significar que estamos cometendo um erro e falhando com a experiência de consumo. A embalagem é uma parte integrante e precisa ser estrategicamente pensada, para não causar nenhuma surpresa indesejada ao seu cliente.
Diante disso, como garantir que o seu consumidor tenha a melhor experiência possível com seu produto?
Como aplicar na prática?
Em primeiro lugar, conheça bem o seu consumidor. Bem como seus gostos, coisas que ele aprecia, o que é um diferencial para ele. Surpreender verdadeiramente o consumidor tem muito mais a ver com oferecer soluções que facilitem seu dia a dia, atendendo alguma necessidade ou desejo. Tudo começa quando o cliente enxerga um valor verdadeiro no seu produto. Portanto, busque enxergar pela perspectiva dele.
Além disso, é importante que o trabalho de desenvolvimento e validação da sua embalagem seja muito bem pensado. Esse é o tipo de ação que faz muita diferença na experiência de consumo!
A boa notícia é que aqui na CCL você pode ficar tranquilo quanto a todo esse trabalho, pois nossa engenharia realiza todo esse processo em cada uma das soluções que entregamos a você!
Para conhecer a infinidade de possibilidades que oferecemos para #IrAlém na Experiência com seu consumidor, desbloqueie o Conteúdo Exclusivo gratuitamente clicando AQUI