Você sabe qual é a importância de implementar a Sustentabilidade em sua marca e produtos?
O conceito de “Sustentabilidade” vem ganhando cada vez mais espaço e força, não apenas nas mídias e discursos populares, mas também no mundo dos negócios.
Estima-se que a noção de preservação dos recursos naturais existe há mais de 200 anos, mas foi apenas por volta da década de 1970 que as ideias e movimentos sustentáveis começaram a se popularizar em todo o mundo. Atualmente, a sustentabilidade é tida como uma das principais expressões do Século XXI.
Novos cenários exigem novas formas de administrar os negócios!
Com a expansão do conceito da Sustentabilidade, as empresas passam a ter que adotar novos parâmetros de produção e consumo, que levem em conta os novos apelos, necessidades e consciências da sociedade. Em relação ao consumo de produtos sustentáveis, o que antes era discutido apenas por ativistas e engajados, hoje é uma motivação de escolha para grande parte dos consumidores
Além disso, a forma como uma marca se posiciona frente à preservação do meio ambiente tem sido um tema decisivo para construção de confiança e afeto por parte dos clientes. Segundo a pesquisa do Instituto Akatu de 2018, 40% dos consumidores mudam sua intenção de compra para produtos que visam proteger o meio ambiente. Em 2020, o Instituto registrou que mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente.
Práticas X Narrativas
Outro ponto a ser levado em consideração por uma marca frente a sustentabilidade é deixar bem claro seu posicionamento e embasar ações que afirmem este. Ou seja, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às ações de gestão ambiental das empresas, não basta apenas falar, é necessário colocar em prática.
Quando se trata de divulgação sustentável por parte das empresas, 40% dos consumidores afirmam acreditam nas informações conforme as ações da companhia. (Fonte: Instituto Akatu, em parceria com a GFK Brasil)
Para distinguir mais ainda as práticas das narrativas sustentáveis, a legislação ambiental está cada vez mais rígida e o próprio Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) criou normas para a publicidade envolvendo responsabilidades socioambientais.
Como posso implementar a sustentabilidade no meu negócio?
Apesar do desenvolvimento sustentável ser essencial para as marcas atualmente, o básico já não é mais um diferencial. O ideal é juntar o útil ao agradável: aproveitar essa crescente tendência para reorganizar as estratégias envolvendo o marketing e os produtos do seu negócio e também contribuir para a diminuição dos impactos ambientais. Ou seja, deixar sua marca em harmonia com o meio ambiente, sociedade e economia.
Diante disso, fica claro a necessidade de engajamento da marca com o tema desde a produção até o consumo. Uma das principais medidas a serem tomadas é analisar e adequar suas embalagens às práticas sustentáveis. Cerca de 78% dos consumidores procuram embalagens e alternativas para o transporte do produto que não sejam prejudiciais ao meio ambiente (Fonte: Pesquisa do Mundo do Marketing, Opinion Box e Dia Comunicação).
6 Vantagens das Embalagens Sustentáveis
- Reforça o posicionamento da marca
- Comunicar os valores sustentáveis da marca a partir da embalagem é essencial para fidelizar o posicionamento desta em relação a preservação dos recursos naturais. Além de ajudar a identificar a empresa como praticante de ações e não apenas narrativas sustentáveis.
- Diminui o impacto negativo ao meio ambiente
- Embalagens sustentáveis são facilmente recicladas, reutilizadas ou compostadas, diminuindo o desperdício e acúmulo de dejetos.
- É uma tendência de mercado
- A Sustentabilidade está entre as 10 principais tendências globais de consumo de 2021 e temas aos quais os empresários devem levar em consideração na criação de estratégias para esse ano (Fonte: Euromonitor International).
- Transmite um conceito positivo ao consumidor
- No Brasil, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento da decisão de compra (Fonte: Environment Research 2019, Tetra Pack).
- Agrega valor ao produto
- 70% dos consumidores pagariam mais caro se o produto fosse sustentável (Fonte: Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
- Reduz custos
- Com a reciclagem e reaproveitamento de embalagens, a empresa consegue reduzir certos custos no setor produtivo, como por exemplo: diminuir o desperdício, reaproveitar materiais e utilizar produtos recicláveis. Além disso, muitas indústrias que utilizam resina plástica na composição já estão reaproveitando esse material no seu processo para a formação de novos produtos.
Quer levar sustentabilidade para sua marca e produtos? Nós te ajudamos com isso! Envie uma mensagem e conheça a Solução CCL: falecom@cclindsa.com