O rótulo CCL faz parte do NEXTLOOPP – Um projeto para melhorar ainda mais a reciclagem de polipropileno.
Nextek Ltd lançou um projeto global, com vários participantes, que visa fechar o ciclo do PP de grau alimentício. Com o NEXTLOOPP, é abordado a questão do polipropileno (PP), que complica o fluxo de reciclagem.
O PP representa cerca de 20% do plástico mundial. É usado principalmente em potes, bandejas e filmes para embalagens de alimentos, mas também é prevalente em produtos domésticos não alimentícios e de higiene pessoal.
Neste momento, recursos preciosos são desperdiçados quando as embalagens de PP são desativadas, vão para o lixo ou aterro. No momento, não há possibilidade de fazer PP de grau alimentício usando material reciclado mecanicamente – todas as embalagens de PP para alimentos precisam ser feitas de plástico virgem ou de rPP criado por meio de reciclagem química.
NEXTLOOPP visa melhorar esta situação separando PP de qualidade alimentar usando tecnologias de marcação.
Além de fornecedores de embalagens, como a CCL, universidades, associações da indústria e usuários finais da cadeia de suprimentos de PP estão apoiando a iniciativa. A meta é produzir o primeiro FGrPP (PP reciclado de grau alimentício) de alta qualidade, que estará disponível no Reino Unido até 2022.
“Temos dois motivos principais para estar ativamente envolvidos com o NEXTLOOPP. Em primeiro lugar, os rastreadores provavelmente estarão nas etiquetas e nas capas da embalagem, para melhorar a classificação do polipropileno. Como o maior produtor de rótulos e etiquetas, temos o prazer de apoiar a criação de marcadores ideais com nossa experiência. Em segundo lugar, muitas de nossas soluções são feitas de material versátil de polipropileno e queremos incluir mais PP reciclado de grau alimentício em nossos produtos no futuro. É por isso que estamos unindo esforços para estabelecer uma grande oportunidade de criar reciclados de alta qualidade e com uma pegada de carbono muito menor do que o material virgem ” , diz Marika Knorr, chefe de sustentabilidade e comunicação da CCL Global.
O professor Edward Kosior, fundador e CEO da Nextek Ltd, explica que a criação de uma economia circular para resíduos de embalagens PP de grau alimentício preenche a enorme lacuna no setor de reciclagem de embalagens e ajuda a atingir as metas de Carbono Zero Líquido. “Isso permitirá que os proprietários das marcas cumpram suas metas de reciclagem e reduzirá significativamente o uso de plásticos virgens de produtos petroquímicos. Também reduzirá muito as emissões de CO2 e desviará os resíduos do aterro sanitário e transformará os resíduos em energia ”.
Deseja saber mais sobre o que a CCL tem feito pelo Meio Ambiente? CLIQUE AQUI