O Liner é uma das partes essenciais quando falamos de rótulos adesivos. Em termos produtivos, o Liner é o suporte, a estrutura que estará em contato com o silicone, logo nas primeiras etapas da produção do autoadesivo. Além das funções estruturais, também protege da contaminação e oxidação, mantém as características de adesão, permite a formação de bobinas e é a base para o meio-corte dos rótulos.
Mas você sabia que a escolha do Liner pode impactar diretamente na rotulagem?
Sim! Eles possuem uma enorme influência no momento da rotulagem, principalmente em termos de velocidade de produção. Por isso, é essencial que a escolha do Liner seja muito bem avaliada antes da fabricação.
Liner PET x Papel
O Liner Glassine é produzido com papel supercalandrado próprio para ancoragem de silicone. Possui maior gramatura que o liner em filme e consequentemente gera maior volume de resíduo pós rotulagem. Além disso, são menos resistentes à tração e demandam uma menor velocidade de produção nas máquinas rotuladoras, já que se rompem mais facilmente.
O Liner PET possui estruturas mais finas e resistentes, gerando bobinas com maior quantidade de etiquetas por rolo. Além de contribuírem para uma maior performance na linha de rotulagem, por serem mais resistentes, eles resultam em rótulos com excelente transparência quando combinados com frontais em polipropileno.
A escolha do Liner é avaliada em cada caso. E você? Já sabe qual é a solução ideal para o seu projeto?
Conte com o nosso apoio e suporte! Converse com nossos Especialistas e tire todas as suas dúvidas: falecom@cclindsa.com